ROTEIRO PROPOSTA DO
PROJETO
1. Identificação
Nome
do cursista
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Inêz
Garcia Mendes , Vilma Garcia Mendes, Gilmara Chaves
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Nome
da Escola: Escola Marcílio Augusto Pinto (MAP) Local (cidade/estado)
Iguatemi MS
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Vila
Rosa
Número
de alunos: 16
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Professores
envolvidos: 03
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2.
Problemática a ser estudada / Definição do Tema
O Trânsito no contexto escolar:
O Projeto “Educação Para o Trânsito na
Escola: Uma Questão de Direitos Humanos” começou a ser desenvolvido na
escola, numa turma com16 alunos do 1° ano, no turno vespertino, no ano letivo
de 2012. No início das aulas observamos a falta de cuidado dos alunos ao
transitar pela escola, inclusive, ocasionando alguns incidentes.
Paralelamente a essa problemática, verificamos a falta de socialização dos
alunos em sala, além da dificuldade no contexto da leitura, escrita e oralidade.
A experiência teve
como objetivo compreender a importância do Trânsito como parte integrante do
cotidiano das pessoas em relação a sua necessidade de locomoção, comunicação
e, sobretudo, convívio social no espaço público. Buscamos, ainda, sensibilizar
os educandos quanto a importância de agir com consciência e responsabilidade
no ato de transitar tendo como respaldo a aquisição de valores, posturas e
atitudes na conquista de um ambiente solidário e pacífico entre os
indivíduos, uma vez que o trânsito não necessita somente de leis e normas,
mas também de amor à vida, solidariedade, respeito e amor ao próximo.
Utilizamos como
recurso metodológico a apresentação de histórias infantis como eixo norteador
das aulas, além de atividades diversificadas possibilitando criar na escola
um ambiente socializador do aprendizado. Para solidificar a produção do
conhecimento realizamos atividades diversificadas, tais como: Caminhada pelos
arredores da escola, Leitura Compartilhada, Placas e sinalização, Desenhos,
Frases, Textos, confecção de carrinhos de caixas de papelão para a
apresentação final além e outras ações que a escola proporcionou aos
estudantes tiveram como base o desenvolvimento da leitura, expressão oral e
escrita.
Buscamos no decorrer do processo respeitar
as diferenças individuais e o ritmo de aprendizagem de cada aluno, já que a
avaliação não deve ser utilizada como um instrumento de exclusão, mas servir
como um processo de análise dos aspectos cognitivos, afetivos e relacionais.
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3.
Justificativa
O momento em que vivemos retrata em todos os sentidos a busca do homem
por alguma coisa que preencha o vazio interior e exterior deste mundo
globalizado que incentiva na maioria das vezes o consumo excessivo e desfaz
os valores étnicos e morais de uma sociedade. No trânsito não é diferente,
competitivo e cada vez mais egoísta e agressivo, alguns homens estão usando
seus carros como armas e muitos inocentes estão pagando por suas vidas sem
nada ser feito, pois as penas determinadas pela justiça são cada vez mais
amenas sem sensibilidade com aqueles que tiveram perdas irreparáveis ao
perder uma pessoa querida por um descuido daqueles que infringiram a lei. O
uso crescente dos automóveis nos grandes centros brasileiros popularizou-se
realmente nestes últimos tempos. Embora muitos países possuam mais veículos
do que no Brasil, a evolução do automóvel seguiu todos os estágios de
crescimento, permitindo uma integração sem limites entre as pessoas e eles.
A meta desse trabalho é o de possibilitar
à criança o acesso às noções básicas do trânsito, visualizando que cuidados
se devem ter com o trânsito nos dias de atuais, as regras e conscientizá-los
que a imprudência no trânsito leva as pessoas à morte, buscar sensibilizar
também os familiares dos mesmos sobre as regras que regem a lei e os cuidados
que deve ser tomado diante de tais acontecimentos e como fazer para evitar
tais imprudências.
Assim sendo para compensar de um modo geral a discordância entre trânsito e população torna-se necessárias campanhas neste sentido. É preciso fazer algo! As famílias e as escolas precisam rever seus valores e suas práticas educativas, como um canal de informações para os filhos e alunos
Nesta escola a maior
parte de nossa população faz uso dos carros particulares e transportes
escolares, os que moram nas proximidades da escola, utilizam as vias públicas
para se locomover e os que moram em sítios ou fazendas fazem uso do ônibus
escolar para chegar ao seu destino que é a escola. Portanto, este projeto vem
atender às necessidades da escola e da nova lei que inclui o Trânsito como um
dos "Temas Transversais" a ser trabalhado na Educação no
Trânsito.
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4.
Objetivo (s)
·
Compreender a importância do Trânsito como parte
integrante do cotidiano das pessoas em relação a sua necessidade de
locomoção, comunicação e, sobretudo, convívio social no espaço público.
·
Contribuir com o processo ensino-aprendizagem através
de ações que estimulem a leitura, a expressão oral e a escrita em consonância
com a realidade social, resgatando, dessa maneira, a auto-estima dos alunos e
a socialização em sala da aula.
·
Proporcionar
às crianças, por meio de atividades diversificadas, a
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5.
Conteúdos
·
Contação
de hitória; (KIKO: O menino que não dormia)
·
Prática
de leitura e produção ecrita; Leitura e registros de textos apoiados na
linguagem visual e verbal como fonte de informação;
·
WORDPRESS.COM Disponível em: http://furrubanhento.files.wordpress.com/2009/08/educacao-no-transito-cebolinha.jpg
·
WORDPRESS.COM Disponível em: http://furrubanhento.files.wordpress.com/2009/08/educacao-no-transito-cebolinha.jpg
·
Jogo dos Erros. http://www.educacaotransito.pr.gov.br/anima.html
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6.
Disciplinas envolvidas
Língua Portuguesa;
Matemática;
História;
Geografia;
Arte;
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7.
Metodologia / Procedimentos / Cronograma
*Desenvolvimento da aula
O
verdadeiro educador necessita criar ambiente e situações que gerem a
construção do conhecimento, que possibilitem identificar o pensamento do
aluno e acompanhá-lo. A experiência pedagógica desenvolveu os temas de
maneira transversal respeitando os diferentes níveis de conhecimentos dos
educandos, possibilitando, assim, a construção e reconstrução de suas
hipóteses sobre o mundo que os cerca.
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8.
Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
Fantoches
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9.
Registro do processo
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10.
Avaliação e Resultados esperados
A
avaliação é diagnostica feita durante todo o percurso do desenvolvimento do projeto
levando em conta todos os aspectos criados pela turma e de como interagiam
com os demais integrantes durante as
atividades
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11.
Divulgação / Socialização do Projeto realizado
Através de fotos, blog da escola e
através do Curso de TA (Tecnologia Assistivas).
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12.
Referências Bibliográficas
BRASIL. Código
Nacional de Trânsito. Código de Trânsito Brasileiro: instituído pela Lei nº
9.503, de 23-9-97. Com as alterações na Lei nº 9.792, de 22-01-1998 e 9.792,
de 14-04-1999 – Brasília: DENATRAN, 2001.
CAGLIARI, L. C.
Alfabetização & Linguiística 10. Ed. São Paulo: Contexto, 2003.
GERUSA, Rodrigues
Pinto; Regina Célia Villaça Lima; Editora FAPI LTDA;
Http://google.com.br/Pesquisa sobre
o tema Trânsito
Http://youtube.com/com vídeos pedagógicos
sobre educação no transito;
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