quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Projeto Folclore

  • Tema: Folclore brasileiro.

  • Escola Estadual “Marcílio Augusto Pinto”

  • População alvo 1º ano “B” vespertino.

  • Interdisciplinaridade:

  • Assunto: “Saci-Pererê”

  • Disciplinas: Língua Portuguesa /Matemática/História/

  • Professora: Inez Garcia Mendes

  • Tempo de duração: 18/08/2009 a 30/08/2009.

  • Cidade: Iguatemi MS.

  • Faixa etária: 5/6 anos

  • Ano: 2009

  • Equipe de apoio:

  • Diretor: Valcir Ferreira da silva

  • Coordenadora: Elza Aparecida Coutinho Monzani

  • Equipe da sala de tecnologia:

  • Márcia Regina Marafigo Whele Oderdenge
  • Raimundo Machado

  • Udson Rodrigues

OBJETIVO:

· Despertar nas crianças os valores da cultura do nosso povo, resgatando os saberes da cultura do povo passado.

OBJETIVOS ESPECIFICOS:

· Socialização.

· Resgatar a importância do folclore.

· Conhecer músicas e brincadeiras folclóricas.

· Repassar valores culturais.

· Estimular o ritmo.

Desenvolver a linguagem oral e escrita.

JUSTIFICATIVA

O FOLCLORE BRASILEIRO

É sabido que o folclore brasileiro é muito diverso e cada região apresenta sua diferença. Mas os povos brasileiros no decorrer da história, mesmo que involuntariamente estão esquecendo a sua cultura. Essa atitude é representada hoje pela entrada de outros povos em nosso país. Com isso se vê as tradições de outros países entrarem em nosso meio, trazendo consigo o esquecimento de nossas manifestações culturais.

A valorização da cultura de nosso país, combater o esquecimento são finalidades e o que se pretende mostrar nesta pesquisa. Sendo que o folclore é um dos principais fatores de identificação de um povo e de sua nacionalidade, além de fontes de inspiração para o romantismo e muitas correntes do modernismo.

Finalmente o folclore favorece a aprendizagem, facilita o trabalho, forma hábitos, atitudes, despertando sentimentos de emoções e amor pela nossa terra. Outro aspecto importante é levar conhecer os aspectos característicos de nosso povo e a preservar as nossas tradições.

METODOLOGIA

1ª etapa: Os alunos irão assistir a um vídeo com um filme do sítio do pica-pau Amarelo, o qual eles deverão anotar os nomes dos personagens que mais lhe agradam. Em seguida faremos uma discussão em sala sobre o que o filme representa para o folclore brasileiro.

2ª etapa: Exploraremos alguns personagens do folclore através da leitura de alguns livros. Os alunos irão escolher duas histórias para ser lida para a classe toda em seguida reescreverão a história.

3ª etapa: Nessa etapa as crianças irão fazer uma entrevista com seus pais sobre os personagens folclóricos conhecidos e irão escrever alguns para apresentar em sala. As histórias apresentadas pelos alunos serão escritas para a elaboração de um álbum folclórico.

4ª etapa: Finalmente faremos o relatório descrevendo os acontecimentos positivos e negativos no decorrer em que estivemos concluídos nosso projeto.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES PREVISTAS

18/08 - 19/08 – Planejamento

20/08 – Assistir filme

21/08 – Leituras

24/08 – Entrevista

25/08 - 26/08 – Redação

27/08 – 28/08 – Relatório final

AVALIAÇÃO FINAL

Este trabalho nasceu da necessidade de conscientizar e resgatar a cultura de um povo. Foi um trabalho interdisciplinar que envolveu professor, alunos e pesquisas além dos materiais usados para conclusão do mesmo, foi interessante ver como os alunos se envolverão durante a execução da pesquisa, o que mais me chamou a atenção foi com as lendas, pois era gratificante ver como eles se empolgavam com a diferença existente em cada uma principalmente com a do Saci-Pererê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário