sábado, 29 de setembro de 2012

Planos de Aula - Trânsito




Para os professores que andam ansiosos por bons planos de aula sobre trânsito fiz uma busca no Portal do Professor (MEC) e encontrei alguns  muito interessantes que com certeza renderão belas ideias e auxiliarão para uma melhor produtividade em sala de aula.
Para ler basta clicar nos links:

Sugestões de Aula Semana do Trânsito Portal do Professor

Olá professores!
Sugestões de Aula Semana do Trânsito Portal do Professor

Preocupados com o planejamento para a Semana do Trânsito?
Bem , andei vasculhando no Portal do Professor e encontrei algumas  sugestões de aula super interessantes sobre trânsito.

Abaixo a relação para que você possa escolher e aplicar em sua salinha de Educação Infantil

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Atividade 2.8 /2.9



A Wikipédia é a enciclopédia livre que todos podem editar.


O Wikcionário é um dicionário de conteúdo aberto que está sendo desenvolvido com a ajuda de contribuidores de todas as partes do mundo.

Saber que podemos  interagir no ambiente da Wikipédia e do Wikicionário é muito interessante, foi para mim  uma experiência concreta de viver a "globalização digital",visto que é um caminho diferente de aprender e ensinar o aluno.


INÊZ GARCIA MENDES

Atividade 2.7

  • 1. O que é WebQuest
  • 2. WebQuest é um modelo extremamente simples e rico para dimensionar usos educacionais da Web, com fundamento em aprendizagem cooperativa e processos investigativos na construção do saber.
  • 3. Foi proposto por Bernie Dodge em 1995 e hoje já conta com mais de dez mil páginas na Web, com propostas de educadores de diversas partes do mundo (EUA, Canadá, Islândia, Austrália, Portugal, Brasil, Holanda, entre outros).
  • 4. Apresentação   WebQuest é uma metodologia de pesquisa na internet, voltada para o processo educacional, estimulando a pesquisa e o pensamento crítico.
  • 5. Navegar na internet pode ser um processo de busca de informações valioso na construção do conhecimento, gerando um rico ambiente interativo facilitador e motivador de aprendizagem,
  • 6. bem como pode ser um dispersivo e inútil coletar de dados sem relevância que não agregam qualidade pedagógica ao uso da rede.
  • 7. WebQuest pretende ser, e tem mostrado sê-lo efetivamente, uma metodologia de engajar alunos e professores num uso da internet voltado para o processo educacional, estimulando a pesquisa,
  • 8. o pensamento crítico, o desenvolvimento de professores, a produção de materiais e o pensamento crítico e protagonismo juvenis.
  • 9. Em linhas gerais, uma WebQuest parte da definição de um tema e objetivos por parte do professor, uma pesquisa inicial e disponibilização de links selecionados acerca do assunto,
  • 10. para consulta orientada dos alunos. Estes devem ter uma tarefa, exequível e interessante, que norteie a pesquisa.
  • 11. Para o trabalho em grupos, os alunos devem assumir papéis diferentes, como o de especialistas, visando gerar trocas entre eles. Tanto o material inicial como os resultados devem ser publicados na web, online.
  • 12. WebQuest não exige softwares específicos além dos utilizados comumente para navegar na rede, produzir páginas, textos e imagens.
  • 13. Isso faz com que seja muito fácil usar a capacidade instalada em cada escola, sem restrição de plataforma ou soluções, centrando a produção de WebQuests na metodologia pedagógica e na formação de docentes
  • INEZ GARCIA MENDES

Atividade 2.6



Tecnologias que minha escola oferece;


*TV;

INEZ GARCIA MENDES
LURDES PRESTES DE CAMPOS
VILMA GARCIA MENDES
GILMARA CHAVES MARTINS

Atividade 2.5

A atividade 2.5 foi a criação do Blog como portfólio digital para postagem das atividades do curso TIC.

ATIVIDADE 2.4

A atividade 2.4 são os comentários feitos nas postagens dos colegas do curso.