sexta-feira, 26 de junho de 2009










Ensaios e Apresentação do Projeto Dança do Pezinho

























PROJETO "DANCA"
Projeto (Dança)

Cidade: Iguatemi, MS.

Escola: Marcílio Augusto Pinto

População Alvo: 1º “B” Vespertino

Idade: 5 e 6 anos

Professora: Inêz Garcia Mendes

Assunto: Projeto “A dança do Pezinho”

Disciplina: Língua Portuguesa

Tempo de duração: 2 semanas

Ano: 2009

“A Importância da dança na Educação”

Justificativa

O mundo hoje se depara com inúmeras transformações, nesse contexto a educação também sofre modificações e cria a necessidade de educadores que atendam essas mudanças educacionais.
Atualmente a educação exige que os educadores sejam multifuncionais não apenas educadores, mas psicólogos, pedagogos, filósofos sociólogos e recreacionistas e muito mais, para que possam desenvolver nos seus educando as habilidades necessárias para que tenham sucesso no processo de ensino-aprendizagem e na vida.
Acredito que o espaço escolar pode e deve se transformar em um lugar onde a criança tenha um desenvolvimento harmônico de todas as habilidades, no entanto para isso é necessário que esse espaço seja agradável, prazeroso, despertando do educando o entusiasmo pelo ato de aprender.
Dessa forma procurei introduzir a dança com objetivo de estimular o desenvolvimento físico, metal, emocional e social dos alunos.
Buscando atender a essas necessidades procurei resgatar o interesse da criança através da motivação, introduzindo no contexto escolar a musica compartilhando a dança, pois acredito que é pela música, dança que cresce a alma e a inteligência de uma criança.
A valorização dessa metodologia busca resgatar a importância da criança como um ser completo, ou seja, um ser dotado corpo, movimento e mente. Dessa forma a dança é uma tendência instintiva na criança, eleva seu desenvolvimento físico ao crescimento mental e intelectual.
Dançando a criança desenvolve a qualidade de observação raciocínio, coragem, iniciativa, sociabilidade, disciplina, capacidade criativa, gentileza, e enriquecem os valores intelectuais morais e culturais.






Objetivo Geral

Estimular no meu aluno o desenvolvimento psicomotor e como principio fundamental, despertar a criatividade pelo ritmo e movimento, além de contribuir para a formação integral desenvolvendo todas as suas potencialidades.

Objetivos Específicos

• Socialização;
• Ritmo;
• Coordenação;
• Agilidade;
• Concentração;
• Percepção temporal e espacial;
• Equilíbrio;
• Lateralidade;
• Percepção motora, visual;
• Raciocínio;
• Linguagem oral e escrita.

Metodologia a serem desenvolvidas

• Planejamento e pesquisa.

• Roda de conversa com os alunos sobre o tema a ser discorrido.

• Apresentar a música em CD que vai ser usada para que aconteça a dança “PEZINHO”. Em seguida pedir que as crianças cantem e façam coreografias reproduzindo a música com gestos mostrando o que já conhecem;

• Transcrever a música na lousa para que pratique a leitura e escrita, em seguida deixar que cantem para despertar o entusiasmo levado pelo ritmo.

• Levar os alunos na sala de tecnologia para assistirem o vídeo com a música e coreografias sobre a dança a ser executada.

• Formar pares para dar início aos ensaios, iniciando pela sala de tecnologia, sendo nos dias seguintes na quadra da escola e na sala de aula.

• Apresentação da dança ao público na festa junina que a escola promoverá.







Cronograma das atividades


25/05/09 - Planejamento e pesquisa;
26/05/09 – Roda de conversa;
27/05/09- – Apresentar a música em CD;
28/29/05/09 – Transcrever a música na lousa para que pratiquem a leitura e escrita;
01/06/09 – Levar os alunos na sala de tecnologia para assistirem o vídeo;
02/03/04/05/06/09 – Ínicio dos ensaios para a dança;
Apresentação da dança ao público;



Avaliação

Para avaliar esse projeto busquei não deter-me apenas no aspecto físico, e sim observar dentro dos domínios afetivos psicomotor e cognitivo.
No domínio cognitivo procurei observar a forma que o aluno buscou para resolução dos problemas se ele foi criativo e observador e como foi seu desenvolvimento na linguagem oral e escrita. Já no desenvolvimento afetivo observei como se deu o relacionamento entre os colegas durante as atividades em grupo e no que lhe coube individualmente, por fim no desenvolvimento psicomotor observei como esse aluno superou suas dificuldades na realização das respectivas coreografias.

Referencias Bibliográficas

MATTO; Mauro Gomes.NEIRA.Marcos Garcia. Educação Infantil. Construindo o movimento na escola. Guarulhos. S.P. Phort ed. 2ª ed. (1999, 19).


CAPUTO; Ruth Rosendo. Ciranda das Letras. Música e Arte. Ed. Ciranda Cultural (pág. 80) CD Cantigas infantis, nº12.


INTERNET; http://www.youtube.com.br.Vídeo a Dança do Pezinho.